É comum que mulheres tenham o diagnóstico de endometriose e busquem informações sobre essa doença e a partir daí surjam dúvidas ou questionamentos.
Dor crônica ?dor pélvica ? Dor para urinar? Dor na relação sexual? Tenta engravidar e não consegue? Provavelmente são sintomas que a sua endometriose estar te dando, ou seja precisa de um tratamento.
A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga.
Existem mulheres que sofrem dores incapacitantes e outras que não sentem nenhum tipo de desconforto e isso não quer dizer que não deva cuidar da doença, significa que você tá numa condição boa, por que você teve o diagnóstico de uma doença que ainda não lhe atrapalhou na vida, e você deve procurar tratamento para evitar a progressão da doença.
O diagnóstico em casos de suspeita da endometriose é feito por meio de exame físico, ultrassom transvaginal especializado, exame ginecológico, dosagem de marcadores e outros exames de laboratório.
Atenção especial deve ser dada ao exame de toque, fundamental no diagnóstico da endometriose profunda.
O tratamento é feito através de cirurgia, de tratamento medicamentoso, de implante de Diu Hormonal.